sábado, 1 de outubro de 2011

Viagem 2011(3) Paraty/RJ a Prado/BA

Dia 13/06 seguimos para Vassouras/RJ, na estrada paramos várias vezes para fotografar a beleza da natureza que estávamos vendo.

128 Estrada Paraty_Vassouras_RJ 129 Estrada Paraty_Vassouras_RJ

131 Estrada Paraty_Vassouras_RJ 132 Estrada Paraty_Vassouras_RJ

Em Vassour as/RJ ficamos dois dias em um posto 24 horas que nos acolheu com muito carinho. A cidade tem uma praça com palmeiras reais belíssimas.

133 Vassouras_RJ 134 Vassouras_RJ

135 Vassouras_RJ

Conhecemos o Museu Tancredo Neves, que também é a Biblioteca Pública. Neste prédio foi onde Luisinha Araújo, mãe de Cazuza, nasceu. A tardinha fomos conhecer o Museu do Hera. O museu se chamava dona Eufrásia, proprietária do sítio, mas teve muito tempo abandonado. Então o caseiro resolveu plantar uma mudas de Hera em torno do prédio, estas foram crescendo e tomando conta da casa, as pessoas que por ali passavam achavam bonita aquela casa tomada de Hera, como consequência passou-se chamar Museu do Hera.

Dia 15/06 pela manhã enquanto abastecíamos o Darlei, gerente do posto, me deu um boné e para a Maria Clara um lindo copo de chope. Isto que é cortesia, além de não cobrar nenhuma taxa pelo uso da luz e água ainda nos presenteou. Neste dia fomos almoçar em um lindo restaurante em Volta Grande/MG.

Após o almoço seguimos até São José de Ubá/RJ, onde paramos e pernoitamos no Posto Nova Ubaense. Único trecho de estrada ruim que pegamos, até agora, foi de Pádua/RJ a São José de Ubá/RJ. No dia seguinte, continuando nossa viagem passamos por várias praias do ES. Marataízes, foi a primeira que chegamos e almoçamos frutos do mar. Seguindo passamos por Itapemirim, Itaipava, Piúna, Iriri, Anchieta e chegamos, já escurecendo, em Guarapari. A cidade com ruas muito estreitas nos assustou um pouco, porque ninguém sabia nos informar sobre camping. Depois de várias tentativas, fomos parar no camping do CCB na Praia de Setiba. Este camping é bem melhor do que o de Paraty.

Dia 17/06, pela manhã fomos caminhar pela orla da praia. É uma praia muito bonita, pouca areia e muitas pedras, a vista de Guarapari é linda.

142 Praia de Setiba  145 Praia de Setiba

138 Praia de Setiba 141 Praia de Setiba

Em Setiba conhecemos um casal muito legal e especial; Alex, Aline e suas filhinhas Alexia e Ana Paula. Uma família maravilhosa, que a noite, juntos assamos e comemos uma bela tainha assada, regada com duas garrafas de vinho e muito papo. Ficamos de nos encontrar em Porto Seguro/BA, no camping de Mundaí. Parece novela, mas não é, em apenas um dia nos tornamos, não conhecidos, mas amigos sinceros que mais tarde em Porto Seguro será comprovado.

146 Victor e Alex em Setiba

Dia 20/06 continuando nossa viagem paramos em Serra/ES e almoçamos no Posto Alphaville e depois paramos na Parada Ibiraçu. Esta parada tem museu de rádios, telefones e outros artefatos antigos, como também peças gauchescas – arreios, estribos, etc –. Seguindo viagem fomos pernoitar em Pinhares/ES, no Posto das Palmeiras.

Dia 21/06 seguimos para São Mateus/ES, praia de Guriri onde almoçamos. Esta praia não tem nada de especial, portando continuamos nossa viagem e fomos parar para pernoitar na Lanchonete Ronaldo, ainda em São Mateus.

Dia 22/06 Seguimos para Mucuri/BA, de São Mateus até a entrada do estado da Bahia uma movimento de caminhões tri trem, com eucalipto, muito grande é de deixar a gente preocupado. Mas quando saímos da BR101 e entramos na BA698, estrada para Mucuri, o movimento ficou bem tranquilo. Chegamos em Mucuri e fomos direto para a praia. A praia é muito bonita e exótica, na sua orla tem umas árvores secas muito bonitas. O local onde o rio Mucuri desagua no mar é lindo.

149 Maria Clara na praia de Mucuri 151 Praia de Mucuri

152 Praia de Mucuri 153 Maria Clara em Mucuri

155 Victor em Mucuri

Como não encontramos local adequado para almoçar, seguimos para Nova Viçosa/BA. A procura de lugar para almoçar passamos pela praça de Pau Fincado (quando Nova Viçosa não tinha quase morada, os moradores de Mucuri que vinham para as praias desta cidade e para saberem que tinham chegado fincavam um pau no chão, hoje praça de Pau Fincado). Continuamos a procura de um restaurante, fomos encontrar, por acaso, em uma ruela bem estreita o “Kazavelha”, os porprietários, Mário e Renata, uma csal muito legal. Eles conhecem, por mais incrível que possa parecer, um parente meu de Pelotas e que morou por 3 meses na residência deles. Neste comemos uma moqueca de vermelho com camarão, maravilhosa, daqueles sabores que a gente não esquece jamais.

160 Maria Clara, Mário e Renata, Nova Viçosa 161 Victor, Renata e Mário, Nova Viçosa

157 Victor em Nova Viçosa 159 Maria Clara, Nova Viçosa_BA

Além da simpatia do casal Mario e Renata, com os quais batemos muito papo enquanto comíamos a deliciosa moqueca. Depois do almoço perguntamos se sabiam de um camping, disseram que sim e nos indicaram o “Doce Mar” de propriedade do José Paulo, conhecido por todos na cidade pelo apelido “Amisade”. Ao chegarmos ao camping fomos bem recebido pelo Amisade, que depois de estacionarmos o MH, já nos deu uma aula de história. Foi ele que nos contou a história do Pau Fincado e também como surgiu o nome de Abrólios. Quando os portugueses chegaram no local, comentaram: “abram os olhos” para essas maravilhas, na linguagem local ficou abrólios. A noite, a convite do Amisade, fomos assistir o XIII Forró do Asfalto de Nova Viçosa.

165 Nova Viçosa 166 Nova Viçosa

167 Nova Viçosa 168 Nova Viçosa

Dia 24/06 rumamos para Alcobaça/BA, mas no caminho uma fazenda muito exótica, com fósseis de baleia, nos chamou atenção e demos volta para visita-la. Tivemos sorte, pois à nossa frente estava entrando uma produtora de documentários e nós entramos juntos,caso contrário não conseguiríamos entrar porque o dono da fazenda, na verdade um Ateliê, do artista plástico Frans Krajcbry (polonês, mora a 39 anos nesta propriedade) não gosta de visitas e não nos deixaria entrar. As esculturas que ele faz é com troncos e raízes de árvores, são simplesmente maravilhosas. Ele já fez exposições em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

169 Ateliê de Franz Krajcbry, Nova Viçosa 172 Maria Clara, Ateliê de Franz

174 Obra de Franz 176 Obra de Franz

Bem! depois que a produtora Criativa (Jonatas, Renata, Danilo, Junior, Leonardo e Tamirirs) que já tinha fotografado o Ateliê do Franz ficaram encantados com a Safari e pediram para fazer um ensaio fotográfico, com os noivos, no interior e no exterior da Safari. Resultado ficaram mais de uma hora fotografando.

 Após a visita, que jamais esqueceremos seguimos novamente para Alcobaça, chegando constatamos que o CCB estava desativado então chegamos num quiosque, o dono (Amaro) nos recebeu com muita simpatia, perguntamos a ele se em Alcobaça tinha camping respondeu que não só em Prado/BA. Mas ele e os amigos que estavam tomando uma cerveja (João e Marta, Amaro, Edson e Djalma) disseram que não íamos embora sem conhecer Alcobaça. O João ligou para o Edivaldo, proprietário de restaurante com estacionamento amplo e perguntou se poderíamos ficar lá, como respondeu que seria um prazer nos receber imediatamente seguimos para lá.

Dia 25/06 já estacionado, em Alcobaça, fomos visitar em Caravelas a Praia de Grauçá, uma bela praia.

186 Praia de Caravelas_BA 187 Caravelas

190 Maria Clara em Caravelas 192 Victor em Caravelas

Almoçamos no Tio Berlindo, comemos uma moqueca de camarão excelente.

188 Caravelas

No retorno conhecemos o Parque Nacional de Abrólios, neste parque tem uma réplica de baleia muito legal. No dia seguinte, em Alcobaça fomos caminhar e tomar chimarrão na praia, onde permanecemos até o por do sol que é muito lindo.

178 Maria Clara em Alcobaça 180 Alcobaça

Dia 27/06 De manhã levantei cedo e tirei fotos da praia ao alvorecer,

182 Alcobaça 183 Alcobaça

184 Alcobaça 185 Alcobaça

após nos despedimos do Edivaldo e rumamos para Cumuruxatiba pela orla do mar, estrada de chão ruim, sinuosa e íngrime, mas ver as falésias valeu a pena. A praia de Tororó é simplesmente maravilhosa.

195 Prado, Praia do Tororó 196 Maria Clara em Tororó

197 Prado, Praia de Cumuruxatiba 198 Maria Clara em Cumuruxatiba

Em Cumuruxatiba, no restaurante Terraço almoçamos uma excelente moqueca de lagosta. Após o almoço seguimos para Prado, uma cidade com casas coloridas muito legais.

194 Prado_BA

Continua na Viagem 2011(4) Prado/BA a Porto Seguro/BA…

Nenhum comentário:

Postar um comentário