sábado, 1 de outubro de 2011

Viagem 2011(4) Prado/BA a Porto Seguro/BA

Em Prado fomos para o Camping do CCB com infra estrutura regular, porém caríssimo. O mais caro de todos os campings do CCB, contudo valeu a pena porque ficamos estacionados com vista para o mar e falésias, além de conhecer um casal muito legal – Emílio e Sandra e o filho Kadú.

Dia 29/06 saímos do CCB, de Prado, abaixo de chuva e seguimos para Porto Seguro. Nesta cidade ficamos estacionados, por cerca de 30 dias, no Camping Mundaí. Este camping tem uma infra estrutura maravilhosa: local com água, luz e esgoto para cada MH; piscina, sala de ginástica, cozinhas, salões de festa. O melhor de tudo é que com toda esta estrutura se um MH, com duas pessoas, ficar um mês paga apenas R$545,00. Este valor representa uma diária de R$18,00/casal, o menor valor que pagamos em toda a viagem. Nossos queridos amigos Fernando e Clair, já estavam lá e foram nos recepcionar alegremente.

275 Camping Mundaí 276 Camping Mundaí

277 Camping Mundaí 279 Residência dos proprietários da Camping Mundaí

No dia seguinte levantamos cedo e fomos caminhar na orla da praia de Mundaí. Esta praia é tomada de restaurantes e quiosques, todos muito transados. No terceiro dia locamos um carro por 10 dias e conhecemos os seguintes locais:

Arraial da Ajuda: A praia de Mucugê é fantástica, a tardinha comemos, com a maré batendo em nossos pés, um acarajé maravilhoso feito pela Edna.

205 Praia de Mucugê 206 Victor em Mucugê

207 Maria Clara em Mucugê 210 Maria Clara e Edna_Arraial da Ajuda, Mucugê

211 Victor e Edna_Arraial da Ajuda, Mucugê 213 Mucugê

Ao anoitecer fomos para a cidade histórica. É muito linda, dos fundos da Igreja da Ajuda se avista Porto Seguro e toda a beleza da natureza em seu entôrno.

 201 Arraial da Ajuda202 Arraial da Ajuda

204 Arraial da Ajuda

A seguir fomos para Rua Mucugê, esta é lindíssima. A iluminação dos bares, restaurantes, lojas e artesanatos é muito bonita, mas muito bonita mesmo. Caminhar nesta pequena mas encantadora rua é muito gostoso.

Reserva Indígena dos Pataxós: Aldeia da Jaqueira é uma aldeia que, apesar de ter seus índios urbanizados, depois de muita luta conseguiram demarcar suas terras em 1997. A partir daí começaram um trabalho de resgate de suas origens. A escola reconhecida pelo MEC ensina para seus alunos portugês e pataxó, os professores são índio(a)s pataxós. Entre eles só falam em pataxó, além de se vestirem como seus ancestrais, suas casas (juquimê) também são como as de seus ancestrais.

220 Kijeme, Aldeia da Jaqueira 217 Aldeia da Jaqueira

219 Maria Clara na Aldeia da Jaqueira 221 Aldeia da Jaqueira

215 Pataxó Aldeia da Jaqueira 216 Pataxó Aldeira da Jaqueira

Passarela do Alcóol: O local preferido pelos nativos e turistas. De um lado é repleta de restaurantes e quiosques e do outro com as famosas barracas que servem um drink chamado de capeta (com diversos sabores e bebidas – whisky, tequila, vodka, cachaça). Não se consegue ficar no primeiro. Na continuidade da Passarela, tem lojas de roupas variadas (com lembrança de Porto Seguro) e uma imensidão de barracas com artezanatos e bijoterias.

Centro Histórico de Porto Seguro: A igreja e o museo é um dos principais cartões postais de Porto Seguro.

228 Victor e Maria Clara no Centro Histórico 229 Museu do Centro Histórico

 

Todas as casas restauradas ainda são habitadas

230 Centro Histórico 234 Maria Clara no Centro Histórico

235 Centro Histórico 

Do Centro Histórico se tem uma visão de Porto Seguro e Arraial da Ajuda maravilhosa.

233 Vista do Mar de Centro Histórico 236 Vista de P.Seguro doCentro Histórico

Memorial do Descobrimento: Está exposto todo o caminho do descobrimento. Como atração principal uma réplica perfeita da nau de Cabral, inclusive em tamanho. Ficamos sabendo dos nomes das naus de Cabral: El Rei, Trindade e Anunciação.

223 Maria Clara, Memorial do Descobrimento 224 Victor no Memorial do Descobrimento

226 Memorial do Descobrimento

Trancoso: Conhecemos a praia de Taípe. Muito bonita, praia de falésias e palmeiras.

239 Praia de Taípe 

Na praia de Taípe ficamos pouco tempo. Em seguida nos dirigimos para a praia Dos Nativos. Esta praia é paradisíaca. Ficamos sentados numa barraca de frente para o mar, a vista é belíssima.

243 Victor e Maria em Nativos 244 Victor em Nativos

245 Victor em Nativos 241 Trancoso, Praia dos Nativos

Depois de curtir a praia dos Nativos fomos para o Quadrado – centro histórico de Trancoso – este além de maravilhoso proporciona uma paz de espírito quando se caminha por ele.

252 Trancoso 255 Trancoso

253 Maria Clara em Trancoso 250 Victor em Trancoso

Coroa Vermelha: É um local preferido dos turistas pois tem um artesanato local bem variado e um museu do índio, todas as peças em tamanho natural. Neste museu tem a réplica da primeira missa rezada no Brasil. Também tem a cruz pelos 500 anos do Brasil.

256 Coroa Vermelha, Cabrália_BA  261 Coroa Vermelha, Cruz dos 500 anos

Continua Viagem 2011(5) Porto Seguro/Ba…

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário