segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Lisboa 2014

Quando idealizemos a construção deste blog era para relatar as viagens com a nossa Safari, mas as vezes a vida dá voltas inesperadas. Por uma dessas voltas acabamos por fixar nossa Safari, como já relatamos, no Iate Clube de São Lourenço.

Nossas viagens com a Safari estão suspensas, mas como continuamos a viajar, agora para vistar nossos filhos (Lisboa/Portugal e Boa Vista/RR) resolvemos continuar esse blog para contar e mostrar fotos sobre essas viagens e das próximas que com certeza virão.

Viajamos para Lisboa/PT, visita à nossa filha Renata e nosso genro Alex, em 29/05 e retornamos em 28/08. Nesse período revimos, pois já tínhamos morado em Lisboa (1996 a 1999), lugares maravilhosos:

No Bairro Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa,  seu nome deriva do árabe al-hamma , que significa banhos ou fontes, nós a Renata e o Alex não poderíamos deixar de comer uma boa sardinhada acompanhada de uma sangria.

 Alfama15, Lisboa.  Alfama18, Lisboa.

 Alfama20, Lisboa.

No Bairro Alfama conhecemos lugares encantadores, como por exemplo, o bar Cantinho da Rute especializado em vinhos do Porto.

Alfama, Lisboa.  Cantinho da Rute Alfama, Lisboa. Cantinho da Rute1.

Caminhamos pelas suas ruas estreitas

Alfama,Lisboa. Alfama3, Lisboa.

 Alfama2, Lisboa.Alfama1, Lisboa.

Conhecemos o Museu do Fado, inaugurado a 25 de setembro de 1998, consagrado ao universo do fado e da guitarra.

Alfama4, Lisboa. Em Alfama encontra-se belezas naturais como essa árvore. Com o tempo suas raízes foram petrificadas.

Alfama13, Lisboa. Alfama14, Lisboa.

No Cais do Sodré, zona ribeirinha que acolhe vida noturna devido à presença de vários bares e restaurantes tomamos um excelente chope, em outro charmoso bar, Sol e Pesca, o que não falta em Lisboa é bares e restaurantes para todos os gostos.

Cais do Sodré_ Bar Sol e Pesca 2 Cais do Sodré_Bar Sol e Pesca

Também aproveitamos para rever amigos que fizemos quando moramos em Lisboa, São e Tozé.

Apê Tozé e São1 Apê Tozé e São7

Fomos visitar nossos sobrinhos João e Dani,

Apê João e Dani

Em Belém, um bairro singular pelos seus constrastes do moderno como o Centro Cultural de Belém. Foi iniciado em Setembro de 1988 e concluído em Setembro de 1993. Na base da sua construção esteve a necessidade de um equipamento arquitetônico, que pudesse acolher, em 1992, a presidência portuguesa da União Europeia, e que, ao mesmo tempo, pudesse permanecer, como um pólo dinamizador de atividades culturais e de lazer. O seu projeto definitivo foi decidido no início de 1988.

C.C.Belem. (5) Centro Cultural de Belem. (2)

Centro Cultural de Belem.

Como Padrão dos Descobrimentos inaugurado em 1960.

Belem, Lisboa. (3) Padrão do Descobrimento.

Com o antigo, como o Mosteiro de Jerônimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém, um mosteiro português do século XVI.

Mosteiro de Jerônimos. (4) Mosteiro de Jerônimos.

Mosteiro de Jerônimos. (3) Mosteiro de Jerônimos. (6)

Da Torre de Belém cuja construção deu-se entre 1514 e 1520.

 Torre de Belem. Belem, Lisboa. (6)

Com a visita da nossa querida sobrinha Moca (fazendo pós doutorado em Madri) aproveitamos para dar uma recorrida ao charmoso Bairro Alto

Bairro Alto. (7)Bairro Alto, Mirante.

Bairro Alto. (2) Bairro Alto. (4)

Bairro Alto. Bairro Alto. (5)

Dos mirantes do Bairro Alto, podemos observar a beleza da cidade de Lisboa

Lisboa, Mirante do Bairro Alto. (2) Lisboa, vista Mirante Bairro Alto. (4)

Lisboa, vista Mirante Bairro Alto. (3) Lisboa, vista Mirante Bairro Alto. (2)

No Jardim Botânico de Estrela, passamos uma tarde ensolarada muito gostosa, acompanhada da nossa filha Renata e seu marido Alex.

Jardim Botânico de Estrela, Lisboa. Jardim Botânico de Estrela, Lisboa. (4)

Jardim Botânico de Estrela, Lisboa. (3)

Belém, além dos prédios históricos, é famoso pela sua gastronomia, pelos incomparáveis pastéis de belém e pelos seus jardins.

Belem, Lisboa. (8) Belem, Lisboa. (9)

Belem, Lisboa.

Parque das Nações bairro surgido na antiga Zona de Intervenção da Expo, que inclui o local onde foi realizada a Exposição Mundial de 1998.

Parque das Nações, Gare. Parque das Nações. (5)

Parque das Nações. Parque das Nações3, Lisboa.

Com nossa filha e genro assistimos um dos jogos do Brasil

Parque das Naçõe5, Lisboa.

Num passeio pelo teleférico pode-se apreciar a  beleza e modernidade do parque

 Parque das Nações2, Teleférico. Teleférico. (2)

Teleférico. (4) Teleférico. (5)

No Parque das Nações uma visita ao Oceanário, é imperdível. Inaugurado em 1998 no âmbito da última exposição mundial do séc. XX, cujo tema foi "Os oceanos, um património para o futuro", o Oceanário eternizou a ligação de Lisboa com o oceano.

Oceanário. (13) Oceanário. (34) Oceanário. (16) Oceanário. (23)

O Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência em Lisboa, em Portugal e internacionalmente. O equipamento recebe anualmente cerca de 1 milhão de pessoas, que percorrem as suas exposições, tornando-o no equipamento cultural mais visitado de Portugal.

Oceanário. (33) Oceanário. (2) Oceanário. (11) Oceanário. (30)

No período que estávamos em Lisboa, nossos irmãos Nando e Cleusa também estavam, para visitarem filha e netos. Com eles passeamos muito por Lisboa. Dentre vários passeios prazerosos, teve um que foi muito divertido. Depois de jantarmos numa casa de fado, em Alfama, caminhamos pelas suas ruas estreitas, pitando e dando boas risadas.

IMG_1155 IMG_1158

IMG_1164 IMG_1165

IMG_1166 IMG_1159

Tomar um cafezinho na Avenida da Liberdade, que é uma das principais avenidas da cidade de Lisboa, em Portugal, que liga a Praça dos Restauradores à Praça do Marquês de Pombal, é muito gostoso.

Avenida da Liberdade, Lisboa. (2) Avenida da Liberdade, Lisboa. (4)

Também na Avenida Liberdade fomos ao Hard Rock Cafe, em Lisboa desde julho de 2003.

Hard Rock café1 Hard Rock café2

O Elevador do Chiado ligava a Rua do Crucifixo à Rua Nova do Carmo, atravessando o interior do Hotel Universal mas oferecendo um serviço de transporte aberto ao público com acesso direto ao exterior. Foi inaugurado a 15 de Fevereiro de 1892. Em 1913 perde o carácter público com a sua integração nos Armazéns do Chiado.

Elevador.

O Ascensor da Glória, popularmente referido como Elevador da Glória,  liga a Baixa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara).Transporta anualmente mais de 3 milhões de passageiros.

Elevador da Glória.

O Arco da Rua Augusta é um arco triunfal situado na parte Norte da Praça do Comércio, sobre a Rua Augusta. A sua construção começou após o terramoto de 1755, mais concretamente em 1775,  mas foi concluído somente em 1875.

Praça do Comércio Arco da Rua Augusta. (3)

Do Arco podemos observar a beleza da Rua Augusta, a mais visitada pelos turistas.

Arco da Rua Augusta. (4) Rua Augusta (3)

Rua Augusta (5)

A Rua Augusta liga a Praça do Comércio ao Rossio.

Rossio. (7) Rossio. (2)

Rossio. (6)

Freguesia de Alcântara, o seu nome deriva do árabe al-qantara, que significa "ponte". Assim se chamava a ponte que atravessava a ribeira nessa área, que acabou por se chamar ribeira de Alcântara. Nessa Freguesia encontra-se a Lx Factory que é um antigo espaço industrial transformado num espaço de muita criatividade.

LX Factory_Livraria1, Lisboa. LX Factory_Livraria, Lisboa.

LX Factory1, Lisboa.LX Factory_Livraria4, Lisboa.

O Parque Eduardo VII de Inglaterra é o maior parque do centro de Lisboa, sendo comumente conhecido apenas por Parque Eduardo VII. Foi batizado em 1903 em honra de Eduardo VII do Reino Unido, que havia visitado Lisboa no ano anterior para reafirmar a aliança entre os dois países. Até então, era designado Parque da Liberdade.

Parque Eduardo VII. (4) Parque Eduardo VII. (3)

Parque Eduardo VII. (2)

O bar Pavilhão Chinês, localizado no Bairro Alto, é um lugar incrível. Instalado numa antiga mercearia do príncipio do século XX é um dos patrimônios de maior relevo da encantadora Lisboa romântica. A decoração é inteiramente preenchida com coleções dos séculos XVIII a XX, criteriosamente expostas ao público.

Pavilhão Chinês (3) Pavilhão Chinês (4)

Pavilhão Chinês (8) Pavilhão Chinês (7)

Pavilhão Chinês (5)

A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos e que hoje está ocupado por ministérios e outros departamentos governamentais.

Praça do Comércio (5) Praça do Comércio (6)

Praça do Comércio (4) Praça do Comércio (8)

Praça do Comércio (2)

Situado em plena zona histórica de Lisboa, junto da Praça do Comércio e de Alfama, o Solar dos Bicos é um restaurante de cozinha tradicional portuguesa, com elementos decorativos originais dos séc. XVII e XVIII e painéis em azulejaria portuguesa alusivos a Lisboa Antiga. Ao lado encontra-se a Fundação Saramago.

Restaurante Solar dos Bicos. (2) Restaurante Solar dos Bicos. (3)

Restaurante Solar dos Bicos. (4) Fundação José Saramago (Casa dos Bicos).

O Castelo de São Jorge localizado na freguesia de Santa Maria Maior . O nome atual deriva da devoção do castelo a São Jorge, santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas, feito por ordem de D. João I no século XIV.

Rossio. (3) Castelo São Jorge. (5) Castelo São Jorge. (10) Castelo São Jorge. (6) Castelo São Jorge. (7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário