Quando da nossa estada em Lisboa, recebemos de presente de nossos filhos e genro, duas passagens aéreas para Paris. Que cidade encantadora! lá ficamos uma semana, de 16 a 21 de julho. Chegando em Paris nos dirigimos à Rue de Charinton 134bis, apto 38, onde ficamos hospedados. Um apartamento simples, mas com todo o charme parisiense.
Desfeita as malas saimos para almoçar em um restaurante oriental
Do aeroporto Charles de Gaulle, Lille, a Paris fomos de trem e metro, desembarcando na imponente Gare de Lyon.
Depois do almoço no Restaurante Mikako, passamos o resto da tarde caminhando pela Avenida Boulevard Diderot.
O Museu de Orsay, criado em 1986, originalmente era uma estação ferroviária, Gare de Orsay. Situa-se na margem esquerda do Rio Sena.
Depois de conhecermos o Museu de Orsay fomos caminhar pela margem do Rio Sena.
Nos encontramos com nossos amigos, Maciel e Tereza, na Praça de Bastilha. Situa-se nessa praça a Ópera de Bastilha, sede ofical da Ópera Nacional de Paris.
Depois de nos encontrarmos fomos almoçar em Cours Saint-Emilion. A Cours Saint-Emilion foi um dos mais importantes locais de comércio e depósito de vinhos de Paris que funcionou do século XVIII até o inicio do século XX. O nome "Saint-Emilion" tem origem nos vinhos que chegavam da região de Saint-Emilion, em Bordeaux. Atualmente faz parte do Bercy Village, um charmosissimo shopping a céu aberto com lojas, restaurantes, cafés e cinemas mesclando modernidade e historia.
Um dos cartões portais de Paris, a Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, 324 metros, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
O parque da torre também é muito usado pelos franceses para pequeniques e até tirar uma boa sesta.
O Arco do Triunfo construído em comemoração as vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou sua construção em 1806 e inaugurado em 1836.
Está localizado no encontro das avenidas Charles Gaulle e Champs-Élysées. A Champs-Elysées é uma das mais famosas e glamourosas avenidas do mundo. Arborizada ao longo dos 2 quilômetros que ligam o Arco de Triunfo à Place de la Concorde, reúne as principais joalherias e lojas de grandes grifes.
A Catedral de Notre Dame é o marco zero de Paris, já que é a partir de uma pedra colocada diante da Catedral situada na Île de la Cité que se contam as quilometragens das principais estradas francesas. Começou a ser construída em 1163 e levou quase dois séculos até a sua conclusão. O impacto visual começa por suas dimensões – 130 metros de profundidade, 48 de largura e 35 de altura, o que a torna apta a acomodar até 6 mil pessoas. Em seu relicário está guardada a suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo.
Fomos visitar nosso primos João Carlos e Cristina. A noite nos levaram a um restaurante muito charmoso. O jantar, acompanhado de um bom bate papo, estava maravilhoso. Foi um momento muito agradável.
Ao passear no Jardim das Tulherias
encontramos preciosidades como essas
O Palácio do Louvre foi a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais até o reinado de Luís XIV, transformado em Museu do Louvre em 1692. A pirâmide de vidro e seu átrio subterrâneo, foi inaugurado em 15 de outubro de 1988.
No Louvre a gente respira beleza, arte e cultura. É simplesmente maravilhoso.
Passamos pelo Gran Palais, consagrado pela república a glória da arte francesa. Sua construção começou em 1897 tendo em vista a Exposição Universal de 1900. Não entramos pois estava em reforma.
No outro lado da avenida Winston Churchill encontra-se o Museu Petit Palais feito também para Exposição Universal de 1900.
No entorno encontra-se a Ponte dos Inválidos
Para finalizar nosso passeio nada melhor que comer um baguete bem ao estilo francês
E depois só esperar o taxi para o aeroporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário